quinta-feira, 5 de abril de 2012

Deputados criam semana estadual do Bebê

O Pará vai ter a Semana Estadual do Bebê, após aprovação de projeto de lei de autoria da deputada Nilma Lima (PMDB) na sessão ordinária desta quarta-feira (21.03). A Semana do Bebê será realizada anualmente no período de 10 a 16 de outubro. Entretanto, para ser instituída no calendário oficial de eventos do Estado do Pará, o projeto precisa receber a sanção do governador Simão Jatene (PSDB).
O objetivo da realização da semana é ressaltar a importância da primeira infância, período chamado, para a fase da criança, que vai do nascimento até os seis anos de idade, considerado por especialistas como o principal período de desenvolvimento infantil. Para a deputada Lima, é neste período que são construídos a base para todas as aprendizagens humanas. "Nos três primeiros anos de vida, segundo estudos, é que se formam mais de 90% das conexões cerebrais", disse.
No Brasil, existem aproximadamente 19 milhões de crianças de zero a seis anos de idade. Na região norte, mais de dois milhões, de acordo com os dados da pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD/2009). "Queremos uma melhor compreensão sobre a primeira infância, principalmente dos agentes públicos", ressaltou a deputada.
Segundo estudos de especialistas até os três primeiros anos de idade, as crianças, através de experimentação e brincadeiras, adquirem habilidades motoras, cognitivas, de linguagem, aprendem autocontrole e independência. Já entre dos três aos seis anos, elas aperfeiçoam suas habilidades motoras finas - como desenhar, digitar e pintar - aprimoram a linguagem, começam a desenvolver o senso de pertencimento a uma sociedade e iniciam a aprendizagem da leitura e da escrita.
Autor: Imprensa ALEPA