quinta-feira, 5 de maio de 2011

BELTERRA: 77 ANOS DE FUNDAÇÃO

No dia 04 de maio, a Cidada de Belterra, pertencente à Mesoregião Baixo Amazonas e à Microrregião de Santarém, completa 77 anos de fundação.

O município tem sua origem intimamente ligada à fase de expansão e exploração da borracha, quando Henry Ford resolveu transformar um sonho em realidade, implantando o cultivo racional das seringueiras na Amazônia, culminando assim na maior produtora de borracha natural do mundo.

Nascia então Fordlândia, com infraestrutura de uma cidade moderna made in EUA, desenvolvendo-se e ganhando dimensões incomuns, vivendo entre 1938 a 1940 o período áureo, sendo considerada a maior produtora individual de seringa do mundo, tendo sua decadência somente depois da 2ª Guerra Mundial, com a grande incidência de doenças nos seringais e a descoberta da borracha sintética pela Malásia.

Durante 39 anos Belterra foi esquecida e a “cidade americana” foi transformada, entre outras denominações, em Estabelecimento Rural do Tapajós (ERT), fato que só mudou depois da emancipação política e administrativa do município.

Diante do exposto, Belterra possui grande representatividade por sua história, sendo de inegável importância, comemorar mais um ano desta cidade, que merece todos os votos de congratulações e regojizo.

Nenhum comentário: