quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deputada Nilma Lima pede a instalação do SINE em Moju

As riquezas naturais do município de Moju atraem grandes multinacionais para a região do Baixo Tocantins. Com a economia crescente e a parceria do poder municipal indústrias como a BioVale, a Sococo e a Agropalma estão instaladas no município. Um benefício que reflete diretamente nos moradores, com geração de emprego e renda para a população.

Diante de um panorama nacional da falta de qualificação dos profissionais, Deputada Nilma Lima, entrou com uma Moção na Assembléia Legislativa do Pará, afim de que a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda elabore um estudo de viabilidade para a instalação de uma unidade do SINE (Sistema Nacional de Emprego), em Moju.

“A principal barreira para a contratação é a falta de qualificação dos trabalhadores e com a instalação do SINE em Moju haverá um aumento no nível de qualificação do trabalhador, melhorando assim a condição de acesso, a permanência ou o retorno ao mercado de trabalho”, ressaltou a Deputada.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ítalo Ipojucan se filia ao PMDB em Marabá

Muito festejada a filiação do empresário Ítalo Ipojucan nas fileiras do PMDB de Marabá. Tanto o presidente regional do partido, Jader Barbalho, quanto o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, comemoraram a aquisição. A alegria se alicerça no fato de que, para 2012, a legenda terá um nome de peso para disputar a eleição majoritária no município mais importante do sudeste do Estado.
Ítalo Ipojucan observou que tomou a decisão de ingressar nas fileiras do PMDB depois de muita discussão com suas bases. “O PMDB, pela sua musculatura, tem que participar do processo de eleição em Marabá. Somos pré-candidatos. A nossa entrada no partido foi com esse objetivo”, definiu.

Para Jader Barbalho, a presença de Ítalo no PMDB significa a renovação com qualidade que o partido precisa. “Com todo respeito que temos aos nossos companheiros, é fundamental fazermos novas conquistas”, declarou Jader Barbalho, acrescentando que Ítalo tem expressão política e empresarial e respeito por parte da comunidade marabaense. Já Helder Barbalho lembrou que Ítalo é um dos principais líderes empresariais de Marabá, já tendo sido vice-prefeito e atualmente ocupando o cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PMDB recebe novas filiações

O senador eleito Jader Barbalho, presidente estadual do PMDB, assinou ontem, em seu escritório político, fichas de filiações partidárias de pretensos candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas próximas eleições das cidades de Belém, Moju, Alenquer, Abaetetuba e Igarapé-Miri.
O ato foi acompanhado pelos prefeitos Helder Barbalho, de Ananindeua; e Iran Lima, de Moju, além da deputada Nilma Lima, que organizaram as filiações. Antônio Mota, agropecuarista, acompanhou a carreira de Jader desde os anos 1970. “Acompanho ele há muito tempo e agora vou sustentar nossa candidatura para a Prefeitura de Alenquer”, destacou.
“Quero manifestar minha profunda alegria pelo momento, que demonstra o crescimento do partido e a perspectiva de nossa vitória nas próximas eleições”, disse Jader. Ele enalteceu a dinâmica do trabalho de Nilma e de Iran diante das filiações.
Com apenas 22 anos, o estudante do curso de Contabilidade, Iran Silva de Lima, filho do prefeito de Moju, se lança na política.
“Apertar a mão do senador, ele que começou tudo isso, assim como ele e meu pai e avô, é marcante. Quero fazer por Belém o que meu pai faz por Moju” .
Vereadores de Igarapé-Miri oficializaram o nome na nova legenda, assim como alguns secretários municipais e cidadãos comuns aumentaram a representação do PMDB naquela cidade da região do Baixo Tocantins. Francisco Pantoja, vice-prefeito do PDT, agora ocupa os quadros do PMDB.
O professor de Matemática Rai Lima é outro nome abonado pelo partido e deve disputar o Executivo municipal de Abaetetuba. De Moju, Paulo Eduardo Oliveira, 23, será candidato do PMDB a uma das vagas do Legislativo municipal. (Diário do Pará)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filiação do pré-candidato a pref. de Sta.Izabel Evandro Watanabe,junto com o prefeito Marió Kato.

QUAL É A NOSSA REALIDADE?

A situação da educação brasileira é tão grave que 63% das escolas avaliadas foram reprovadas no exame. É um dado alarmante e gravíssimo. O desempenho paraense, apesar de ser o melhor na região Norte (Amazonas e Acre estão empatados na última colocação), é preocupante. Na média nacional de 537, a média do Pará foi de 532 pontos. Das 100 melhores escolas paraenses, apenas 10 são públicas. O meu querido Paes de Carvalho, por exemplo, que já foi referência educacional, ocupa o 53º lugar em Belém e 172º colocação no estado. E não é só isso, muitas escolas particulares de renome e tradição, frequentadas por alunos da classe média alta, que têm reforço particular, acesso à computação, são bem alimentados e tudo mais, figuram em lugares indesejados.
Eu não sou um especialista, mas esses dados me assustam, e acredito que devem ser investigados. Está correta a forma de avaliação aplicada pelo MEC? Ou existem defeitos na avaliação? Muitas escolas de São Paulo, por exemplo, vão recorrer do resultado. Por outro lado, em que estatística nós devemos acreditar? Porque eu não posso acreditar que a sétima economia mundial, um País autossuficiente em petróleo, com uma das maiores reservas econômicas do mundo (entre os países do BRIC só perde para a China), um País que tem um volume crescente nas suas exportações, que tem grandes riquezas e potencialidades possa ter um nível de educação tão ruim. Então, nós brasileiros devemos acreditar nos índices sociais e econômicos que são divulgados pelo governo? Os dois não batem, são incompatíveis. O Brasil tem uma das maiores taxas de analfabetismo na América do Sul e está entre os últimos colocados, na área da Educação, na América Latina. Isso merece esclarecimento ou uma leitura melhor da nossa realidade. Não faz muito tempo que o governo brasileiro comemorou a passagem de 20 milhões de pobres para a classe média, e agora se sabe que essa virada foi proporcionada por frentes de trabalho agregadas a uma política intensa de bolsas assistenciais que proporcionaram alguma melhora na condição de pobreza dessa faixa da população. Não há motivo para comemoração porque, quando os Estados Unidos revelaram como vive a sua classe pobre, nós logo descobrimos que os 20 milhões de cidadãos que foram “transferidos” para uma “nova classe média” estão abaixo da linha de pobreza quando se enquadram nos parâmetros americanos.
O desequilíbrio nos índices do governo federal é um aviso de que o sinal está vermelho para nós brasileiros. A saúde no Brasil vai muito mal e não é só em hospitais, postos de saúde ou pronto-socorros públicos. A educação também. O índice de criminalidade aumenta diariamente e envolve principalmente os nossos jovens. A situação da violência é absurda porque envolve, principalmente, a juventude. As estatísticas mostram que os jovens são as maiores vítimas, mas também são os que mais praticam crimes. A qualidade de vida da maioria da população é dolorosa. Então, embora ainda exista quem queira tapar o sol com a peneira, não poderia haver resultado diferente na situação educacional.  Esta é a nossa realidade.
O resultado do último Enem revelou à opinião pública que 2/3 das escolas no Brasil oferecem ensino de péssima qualidade, o que inevitavelmente compromete o futuro da nação, porque a probabilidade do nosso jovem chegar à universidade é bem pequena  e, se isso acontecer, ele vai habitar o campo da mediocridade intelectual e profissional, o que não interessa a um mundo globalizado e competitivo, no qual a inteligência  e a qualificação fazem toda a diferença.
JADER BARBALHO
*Texto originalmente publicado no Jornal Diário do Pará no dia 18 de Setembro de 2011.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É o PMDB se fortalecendo em todas as regiões do Estado.

Helder Barbalho, em companhia do vereador de Belém, Scaff; e do deputado federal José Priante, no município de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, para participar da solenidade de filiação do vereador Rei do PMDB, que será pré-candidato do partido à prefeitura do município. É o PMDB se fortalecendo em todas as regiões do Estado.

Ananins recebem moradia mais digna

Foi finalizado, na última semana, o cadastro das famílias da comunidade Carlos Marighella, no bairro Anita Gerosa, em Ananindeua, que serão contempladas com a regularização fundiária. Serão entregues 2 mil títulos de propriedade de terra que vão beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade.
Este é o maior programa de regularização fundiária de terras municipais urbanas do Brasil. “Com esta regularização, chegaremos a mais de 13 mil títulos de propriedade de terra distribuído pela Prefeitura de Ananindeua e vamos garantir a oportunidade da casa própria a várias famílias que estavam em situação irregular”, afirma o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.
Até o final de 2011 e o primeiro semestre de 2012, os habitacionais Jaderlândia e Icuí serão entregues. Já em fase de conclusão, o habitacional do bairro Jaderlândia possui 330 apartamentos com sala, cozinha, banheiro e dois quartos em uma área totalmente revitalizada e arborizada.
A construção foi realizada com recursos da primeira fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que possibilitou dezenas de investimentos em saneamento e infraestrutura nas várias localidades de Ananindeua. As famílias beneficiadas viviam em palafitas sem saneamento básico e com risco de doenças.
A obra representa uma mudança de vida para as pessoas que passam a contar também com equipamentos comunitários de lazer, saúde e educação. Além do habitacional do Jaderlândia, a Prefeitura de Ananindeua constrói o habitacional no Icuí com previsão de entrega para 2012. Neste, 494 famílias terão acesso à moradias seguras e confortáveis.
Já foram iniciadas ainda as obras no habitacional do projeto Maguariaçu. No local, serão criadas 444 residências, além de uma unidade de saúde e uma escola beneficiando 2.200 pessoas. O acesso à casa própria no município vem sendo ampliado também a partir de convênios da gestão municipal com o Programa “Minha Casa, Minha Vida”. A parceria se dá com a inscrição dos interessados na Secretaria Municipal de Habitação.
Eles são encaminhados à Caixa, que avalia o cadastro. Atualmente, três residenciais estão em fase de conclusão com previsão de entrega até o final de 2011. São 612 apartamentos nos residenciais “Jardim Campo Grande” (Maguari) e “Taguará” (Águas Lindas) construídos pelo Programa. Além destes dois, o Residencial Ananin, em Águas Brancas, está em obras e é previsto para ser entregue a mais de 400 famílias com renda até R$1.300, em 2012.

PMDB se fortalece no interior e filia pré-candidatos em Canaã dos Carajás e Tucuruí

Em Canaã dos Carajás o PMDB fez a filiação do seu pré-candidato a prefeito, Jeová, um homem lutador que participou da criação do município. 

Domingo, em Tucuruí o senador eleito Jader Barbalho e o deputado Parsifal Pontes realizaram as filiações do ex-deputado Gualberto Neto, pré-candidato a prefeito de Tucuruí; e do ex-prefeito Cláudio Furman.