quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deputada quer asfaltamento de rodovias estaduais para escoar produção



Pensando nas populações dos municípios de Moju e Acará, situados no nordeste paraense, no Baixo Tocantins, a deputada Nilma Lima batalha desde o início de seu mandato para que a complementação da pavimen­tação da PA 252 aconteça.

São 137 quilômetros da via, que se for finalizada, facilitará o escoamento da produção de feijão, arroz, milho, man­dioca e dendê, vindos dos setores agrícolas do local, especialmente, da agricul­tura familiar, além da possibilidade de atrair indústrias, como a empresa Soco­co já instalada.

“Já oficializei esse pedido ao gover­nador do Estado, Simão Jatene, e ao secretário de Transportes, Francisco Melo (Chicão), para que aloquem a pavimen­tação do restante dessa PA, como prio­ridade no Projeto do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2012”, detalhou a deputada.

ALENQUER - Dando seqüência às melhorias em in­fra-estrutura, Nilma Lima também apre­sentou moção solicitando providências urgentes para as PA-254, em Alenquer, bem como, a construção em concreto da ponte sobre o Rio Curuá e recuperação das pontes do Tamanduá e Fazenda Tro­pical, ambas em situações precárias de trafegabilidade. A do rio Curuá, que fica na comunidade Curratela, na PA 254, foi submersa e levada pela força das águas.

Segundo a parlamentar, o município de Alenquer tem sua economia baseada dos setores agrícolas, da agro­pecuária, do extrativismo e da pesca, hoje, extremamente prejudicados, pela situação precária da PA-254, formada por estradas que dão acesso a milhares de propriedades rurais. As fortes chu­vas que têm caído no município e região agravaram as condições de trafegabilidade da estrada estadual.

“Escutei relatos de líderes comunitá­rios, de agricultores, de pecuaristas, de professores, de estudantes e de comer­ciantes do local, informando as precárias condições da estrada que ainda é de chão batido. Não tem nada asfaltado”, disse a deputada.

Nilma, que esteve em Alenquer nos dias 12 e 13 de junho, já retomou o pedi­do ao secretário de Estado de Transpor­tes, Francisco Melo Filho (Chicão), para que pelo menos disponibilize uma balsa motorizada para travessia dos veículos sobre o rio.

Se viabilizado o pedido de Nilma, a melhoria das PA-254 trará benefícios para quase 130 mil habitantes da zona rural daquela região.

Nenhum comentário: