quinta-feira, 17 de maio de 2012

Famep lidera a luta de prefeitos do Pará

Os prefeitos paraenses que estiveram em Brasília para participar da XV Marcha dos Prefeitos participaram ontem, 16, de um encontro com os parlamentares paraenses e com representantes da Confederação Nacional de Municípios. Na reunião, eles avaliaram a pauta de reivindicações entregue pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) entregue à presidenta Dilma Rousseff. A chamada Agenda Municipalista inclui a reconstrução da BR 155 (antiga PA 150); a retomada das obras do Luz Para Todos; o asfaltamento da Transamazônica; compensação do ICMS pela energia elétrica tirada do Pará; o derrocamento do Pedral do Lourenço; entre outras reivindicações.

Cada associação municipal apresentou sua relação de necessidades, conforme as demandas locais. Os municípios da Calha Norte, por exemplo, priorizaram o transporte escolar feito por lanchas e o apoio na entrega de ambulanchas. Para os municípios da região Transamazônica a prioridade é a construção de estradas. Para o presidente da Famep, Helder Barbalho, a mobilização dos gestores é fundamental para o atendimento das demandas municipais. Helder destacou que a Agenda Municipalista elaborada pela Famep é uma síntese das demandas identificadas pelas associações filiadas à Federação, como prioritárias para cada região. “É uma agenda com uma visão regionalizada, com propostas de soluções integradas e com objetivos demarcados”, destacou.

Sobre a estratégia para cobrar o atendimento das reivindicações municipalistas do governo federal, coube ao coordenador da Bancada do Pará, senador Flexa Ribeiro, alertar para a falta de ação da União. O senador lembrou que todos os anos os prefeitos fazem as mesmas reivindicações, sem terem, no entanto, suas demandas atendidas pelo governo. Entre essas obras ele destacou o asfaltamento da Transamazônica e da BR 163.

UNIÃO

Flexa Ribeiro será o relator setorial da saúde para o Orçamento de 2013 e prometeu aos prefeitos realizar um trabalho para reduzir as disparidades no repasse de recursos da União aos Estados. “É necessária a união de toda a bancada para avançarmos na redução das desigualdades que são visíveis nos resultados do Censo 2010. Precisamos garantir mais recursos para o Estado”, disse.

Além da programação oficial da Marcha, que acontece todos os anos e que leva milhares de prefeitos até a Capital federal, os gestores municipais buscam, nestes três dias, se reunir com ministros, assessores de ministérios e outros representantes do Executivo federal, para tentar liberar recursos de convênios já assinados entre o governo e os municípios. Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, foi buscar junto ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB/RS), recursos para a conclusão das obras dos mercados do Distrito Industrial e do Mercado Central de Ananindeua. Juntamente com os deputados federais Elcione Barbalho e José Priante, o prefeito acentuou a necessidade de adequar o espaço do mercado central às regras da vigilância sanitária. “O espaço representa uma mudança positiva e traz a oportunidade de um ambiente de trabalho com muito mais qualidade e higiene para feirantes, além de oferecer melhorias no atendimento aos clientes”, explicou.

O mercado atual será totalmente demolido e, dentro de sete meses, um novo espaço será entregue à população. Helder esteve também em audiência com o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Claudinei do Nascimento, para solicitar a liberação de mais recursos para obras em andamento em Ananindeua. 

MARCHA

Prefeitos do Pará, comandados pelo presidente da Famep, Helder Barbalho, participaram em Brasília da Marcha dos Prefeitos em busca de recursos federais.

Nenhum comentário: