domingo, 27 de maio de 2012

Mosqueiro pressiona Sespa pela UPA 24 Horas

Os moradores de Mosqueiro vão cobrar da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) a imediata inclusão, no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do projeto de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) na ilha.
A inclusão no Siconv é a principal etapa burocrática para que o Ministério da Saúde possa liberar recursos no valor R$ 1 milhão e 500 destinados às obras do pronto-socorro da ilha. Esses recursos foram aprovados no ano passado pelo deputado federal José Priante (PMDB-PA) no Orçamento Geral da União de 2012.
A decisão de pressionar a Sespa foi tomada neste domingo (20), quando Priante se reuniu com moradores e lideranças comunitárias da ilha, no bairro do Carananduba. Os moradores pediram informações sobre o andamento do projeto da UPA 24 Horas, que atenderá a 300 pacientes por dia.
Priante esclareceu que a primeira etapa do empreendimento foi vencida no ano passado, quando ele conseguiu aprovar os recursos. Agora compete à Sespa incluir o projeto no Sincov para que o Ministério da Saúde libere os recursos ao Governo do Pará, que executará a obra. Depois de concluído, o pronto-socorro será administrado pela Prefeitura de Belém. “Fiz o meu trabalho de parlamentar, agora é com a Sespa”, esclareceu Priante.
ILHA MOBILIZADA
Diante das explicações, os moradores decidiram formar uma comissão para pressionar a Sespa a adotar medidas que deem continuidade ao projeto da UPA do Mosqueiro. A luta foi encampada pelos vereadores José Scaff e Bispo Antônio Rocha, que assumiram o compromisso de encaminhar a reivindicação à Sespa ainda nesta semana.
Os moradores também se comprometeram a colaborar na construção do pronto-socorro. O comerciante Ferdinando Bergot chegou a prometer doar um terreno no Carananduba para abrigar a futura UPA 24 Horas. “Não sou político, mas tenho negócios, vivo e tenho família aqui. Quero apenas o melhor para a população da ilha”, disse o comerciante.
Priante elogiou a iniciativa, defendendo a união de forças para enfrentar os problemas não só de Mosqueiro, mas de todos os distritos e bairros de Belém. “É preciso fazer um mutirão por Belém, por Mosqueiro, por Icoaraci, por Outeiro, por todos os bairros”, defendeu Priante, que é pré-candidato do PMDB à prefeitura da capital. “Só com a união entre o Governo Federal e o Governo do Estado vamos conseguir aumentar os recursos e, assim, garantir obras essenciais para a população”.

Nenhum comentário: