terça-feira, 31 de agosto de 2010

Disputa judicial aumentou em 20% no TRE

A aparente tranquilidade da campanha deste ano não se confirma no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dados levantados ontem pelo Tribunal, a pedido do DIÁRIO, revelam que, neste ano, aumentou em 20% o número de ações de candidatos contra os concorrentes, comparado com 2006, quando também houve eleições para presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal.
Entre janeiro e agosto de 2006, o TRE recebeu 126 ações por propaganda irregular, pedidos de direito de resposta e outros crimes eleitorais. Neste ano já foram 151. Em agosto foram impetrados 20 pedidos de direito de resposta contra veículos de comunicação e também contra os programas eleitorais. A campeã em autoria de ações é a coligação “Frente Popular Acelera Pará”, da candidata à reeleição Ana Júlia Carepa. Ela já protocolou 17 ações. Oito foram contra o candidato tucano Simão Jatene e a coligação dele, “Juntos com o Povo”.
Ana Júlia entrou com ações também contra veículos de comunicação como as rádios Tabajara e Clube. Especialistas afirmam que não surpreende o fato da candidata governista ser campeã na autoria de ações. Isso porque é comum que quem está no governo sofra mais críticas e acabe acionando mais a Justiça.
Para os servidores do TRE, contudo, o pior ainda está por vir. Tradicionalmente é em setembro que as disputas judiciais entre os candidatos se acirram. Nas últimas eleições gerais foram 288 ações apenas nos 30 dias de setembro. Os técnicos se preparam para receber em torno de 300 ações no mês que começa amanhã. “Setembro é o último mês da propaganda eleitoral. É quando a disputa fica mais dura e o número de ações costuma ser maior que ao longo de todo o ano”, diz o chefe da secretaria de controle e distribuição de processos do TRE, Gilbert Bastos.
Ou seja, a partir de amanhã, juízes, promotores eleitorais e advogados de campanha vão ter dias cada vez mais movimentados. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: