quarta-feira, 19 de maio de 2010

Jader critica o uso eleitoral de recursos

O presidente do PMDB do Pará, deputado Jader Barbalho, defendeu ontem, durante encontro com prefeitos e representantes dos municípios paraenses em Brasília, que os recursos do empréstimo de R$ 366 milhões fiquem fora da disputa eleitoral que já contaminou a partilha das patrulhas mecanizadas resultantes de outro empréstimo aprovado pela Assembleia Legislativa. “Ou todos recebem de forma igual ou não aprovaremos o empréstimo solicitado”, enfatizou.

Segundo o deputado, a distribuição das patrulhas mecanizadas por parte do governo estadualvem sendo feita por meio de “barganha política”. “Estão barganhando por fora. Não estão tratando de forma igualitária os prefeitos do meu partido”.Ele citou como exemplo o caso do prefeito de Augusto Correa, Amós Bezerra da Silva (PMDB), que recebeu uma patrulha mecanizada para seu município, enquanto o prefeito de Inhangapi, José Alves Feitosa, recebeu um trator de rodas.

Segundo Jader Barbalho, é necessário manter o que ficou combinado, ou seja, que o empréstimo seja aprovado em plenário conforme texto da Comissão de Finanças. O presidente do PMDB enfatizou que seu partido rechaça o uso eleitoral dos recursos aprovados pela Assembleia. Segundo ele, caso persista a intenção da governadora Ana Júlia Carepa de usar os recursos oriundos de empréstimos de forma política dentro do Estado em ano eleitoral, vai trabalhar junto ao seu partido para evitar a aprovação deste pedido de empréstimo.

“Já repeti inúmeras vezes que estou aberto ao diálogo.Não tenho nenhum impedimento pessoal com ninguém. Várias pessoas já subiram em meu palanque e eu já subi no palanque devárias pessoas.Estou e estarei sempre aberto ao diálogo.Mas a política precisa ser tratada de forma limpa”.

Ele informou que ainda não definiu seu destino político. “As pessoas querem saber, especulam sobre meu destino político. Ainda não há uma definição. Mas se acham que eu tenho medo ou qualquer impedimento de concorrer a qualquer cargo, estão muito enganados”.

O discurso do deputado foi feito durante a comemoração do aniversário do presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará, prefeito Helder Barbalho, que completou ontem 31 anos. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, dentre outros estão em Brasília participando da XIII Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.

Ao todo, 69 prefeitos paraenses estão participando da Marcha. Todos eles estavam presentes no momento em que o presidente do PMDB discursou. Também estavam presentes os deputados federais Paulo Rocha (PT), Giovanni Queiroz (PDT), Zequinha Marinho (PSC), Asdrúbal Bentes (PMDB), Vic Pires (DEM) e Beto Faro (PT).

Helder confirmou que a entrega das patrulhas mecanizadas está sendo feita conforme o apoio político de cada prefeito. Segundo ele, são inúmeros os relatos de prefeitos e de presidentes de associações regionais. “O que estamos colocando de maneira clara é que não pode ter prefeito de primeira classe e prefeito de segunda classe. Na hora do discurso foi dito que seria para todos os 143 municípios”.

Nenhum comentário: