domingo, 16 de maio de 2010

Projeto de Carmona que “Cria a Política de Saúde do Adolescente”, foi aprovado pela Assembleia Legislativa

o projeto de autoria do Dep. Martinho Carmona que Cria a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens. O projeto tem o objetivo de capacitar as equipes compostas de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos para um atendimento que abranja três linhas de ação: a primeira diz respeito ao crescimento e desenvolvimento saudáveis; a segunda, à saúde sexual e reprodutiva; e a terceira, à redução da morbi-mortalidade por violências e acidentes.

Carmona explica que quando se fala em saúde pública, imediatamente se pensa em atenção à criança e à mulher, mas nunca em um atendimento especial ao adolescente e ao jovem. Este público é invisível para o sistema de saúde, e é essa realidade que o Deputado quer mudar, principalmente porque ele é estratégico em sua condição peculiar de desenvolvimento.

A proposta enfatiza a prevenção de doenças e amplia o conceito de saúde. “A questão não é apenas tratar doenças, mas, sobretudo, ter qualidade de vida, acesso à educação e à informação, ao lazer e exercer o direito à participação, o que requer diálogo com escolas, empresas e lideranças comunitárias locais e capacitação de toda a equipe para um atendimento acolhedor”, enfatiza o parlamentar.

A Política de Saúde do Adolescente visa a implantação e a implementação de uma política pública universalizada para a juventude na área da saúde, com atendimento integral em todos os níveis relacionados com a saúde do adolescente, tais como: medicina, psicologia, assistência social, educação, sexualidade, nutrição e odontologia.

Os índices de vítimas de violência, de consumo de drogas e de gravidez precoce nessa faixa etária indicam a necessidade de atitudes ativas para inversão desse quadro infeliz que vivemos atualmente em nosso país.

A adolescência é o momento em que se constrói a autonomia como sujeito e como cidadão. A política de saúde tem de pensar nisso e levar em conta que são pessoas em processo de emancipação. Assim, é importante uma abordagem interdisciplinar que reúna saúde, educação e cultura e que dê alternativas para os adolescentes crescerem e se tornarem pessoas autônomas, independentes e felizes.

Nenhum comentário: