domingo, 13 de junho de 2010

Convencionais aprovam a aliança PMDB-PT

Brasília - O senador Valdir Raupp (RO) anunciou, agora há pouco, a vitória da candidatura de Michel Temer à Vice-Presidência da República na chapa composta pelo PMDB e pelo PT. Dos mais de 660 votos válidos, 560 foram favoráveis à aliança programática entre as duas legendas em torno do nome de Temer e da ex-minsitra Dilma Rousseff.

O presidente do Senado, José Sarney (AP), falou em nome do PMDB após o anúncio do resultado das votações. “Em nome do partido, faço uma saudação ao nosso presidente, Michel Temer, que foi o grande artífice da unidade do PMDB. Foi ele que, com seu temperamento, seu espírito público, sua vontade de unir, possibilitou que o partido chegasse a essa convenção com um ponto de vista unido que foi referendado por seus militantes”.

Para Sarney, o caminho das políticas sociais foi iniciado pelo PMDB, “que lutou, desde sua fundação, pelo bem estar do povo brasileiro. Essa é a nossa bandeira consagrada, das causas sociais”.

O presidente do Senado afirmou que o PMDB chega nessa união com sua tradição, suas idéias, seus correligionário e “a história de quem construiu este partido no presente e no passado”.

Se dirigindo a Michel Temer, Sarney declarou que “o partido está nas suas mãos para fazer uma revolução, junto com a ministra Dilma Rousseff, que está iniciando nesse instante, e que sabemos o quanto ela representa. Temos que lembrar o papel das mulheres, que tanto têm feito pelo país, e nesta convenção estamos marcando um novo momento da história, escolhendo uma mulher como candidata, que será a primeira mulher presidente do Brasil”.

Emocionado, Temer ergueu o braço de Dilma em sinal de vitória da aliança construída com o Partido dos Trabalhadores. ”Agradeço ao PMDB, aos convencionais que deram a esta aliança política um respaldo extraordinário. O resultado comprova a unidade que existe no partido”, comemorou.

Em seu discurso, o pré-candidato a vice-presidência relembrou que a Constituição de 1988 trouxe, entre seus inúmeros avanços, um artigo que prevê a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres do país. “Naquela época tínhamos a visão de que teríamos uma mulher na Presidência da República. Desde o primeiro encontro reconheci em Dilma uma competência estupenda que ajudou o presidente Lula a realizar uma excelente gestão no Executivo federal”, elogiou. Temer afirmou que assume a condição de candidato à vice-presidente porque terá a oportunidade de participar de um dos mais “brilhantes governos da história deste país”.

Ovacionada pelos peemedebistas, a candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, acompanhada do presidente do PT, José Eduardo Dutra, relatou sua alegria em iniciar a jornada eleitoral ao lado de Michel Temer. “É com plena confiança no futuro que recebo a indicação de Temer como meu companheiro do chapa, juntos nos submeteremos à vontade soberana do povo brasileiro”, declarou.

Para a candidata, Temer sintetiza a força do partido, que ele mesmo ajudou a construir. “Ele sabe ouvir, respeitar a opinião de diferentes segmentos. Temer é portador da tradição democrática do PMDB e dará condições para fazermos um governo justo. Esta aliança une os dois maiores partidos do Brasil. A experiências das lutas sociais que representamos em conjunto, mostra que esta é uma aliança muito especial”, disse.

Dilma lembrou que a parceria do PMDB-PT vem de longe, onde ambos forjaram lutas em defesa do país. A petista homenageou um dos grandes nomes do partido, Ulysses Guimarães. “Em 1973, Ulysses se lançou candidato à Presidência da República em protesto contra a ditadura, tendo apenas a sua palavra com arma. Foram mais de 20 anos de luta democrática e o gesto de Ulysses nos ensina a manter a luta sempre”, destacou.

De acordo com a ex-ministra, a afirmação de Ulysses Guimarães de que o Estado de Direito não pode conviver com o Estado de miséria, deverá ser a inspiração do PT e do PMDB durante a campanha. Outras personalidades políticas do PMDB ressaltadas por Dilma, foram Tancredo Neves e José Sarney. “O povo brasileiro conquistou a democracia para vencer o atraso e a desigualdade. PT e o PMDB irão defender a democracia com a força do povo, que nunca nos faltará”, concluiu.

O deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara, encerrou a Convenção declarando que “a partir de agora, só vamos descansar no minuto que virmos Dilma presidente e Michel Temer vice-presidente do Brasil”.

Nenhum comentário: