segunda-feira, 14 de junho de 2010

Deputado do PMDB diz que intervenção é impossível

Nesta segunda-feira (14), o deputado estadual Parsifal Pontes comentou em seu blog a entrevista que o Chefe da Casa Civil do Estado, Everaldo Martins, deu ao DIÁRIO DO PARÁ e que foi publicada na edição do último domingo (13). Na ocasião, Martins disse que defende uma intervenção do PMDB nacional no diretório do Pará, para que o partido apóie a eleição da governadora Ana Júlia já no primeiro turno.

O PMDB, que apoiou a candidatura anterior de Ana Júlia Carepa, anunciou oficialmente um candidato próprio ao governo do Estado, Domingos Juvenil (presidente da Assembléia Legislativa do Estado) enterrando as chances da aliança com o PT no primeiro turno.

Everaldo Martins relembrou que o comando nacional do PT fez intervenções em outros estados para garantir apoio ao PMDB, por isso acredita que chegou a hora de uma retribuição no Pará. “Gostaríamos que o comando nacional do PMDB fizesse ver a importância de estarmos juntos desde o primeiro turno, como o PT fez no Maranhão e em Minas”, declarou afirmando ter achado correta a intervenção nos diretórios dos dois Estados.

Segundo Pontes, o PMDB não se dá a trabalhos forçados. “A defesa de Everaldo é inglória e a tese é inútil: inglória a defesa porque não há hipótese que autorize a intervenção da executiva nacional do PMDB no Pará; inútil a tese porque o presidente do partido no Pará, deputado federal Jader Barbalho, é um dos mais influentes membros da dita comissão”.

Ainda no blog, o deputado diz que a única chance de o PMDB apoiar o PT seria se o partido de Ana Júlia indicasse um vice-governador para entrar na disputa de Domingos Juvenil, atual candidato do PMDB ao Governo. “A candidatura própria do PMDB é a prova de intervenções e irreversível, não retrocederemos”, finaliza.

Intervenção
No Maranhão, o comando nacional do PT interveio contra decisão do diretório estadual de apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PC do B) ao governo, forçando os petistas a apoiarem a reeleição de Roseana Sarney.

Em Minas, o PT obrigou o diretório estadual a retirar a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que venceu o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, em prévias para apoiar o peemedebista Hélio Costa. Pimentel e Ananias são emblemáticos dentro do Partido dos Trabalhadores. O ex-prefeito de Belo Horizonte é um dos articuladores mineiros da candidatura de Dilma Rousseff e Ananias foi um dos criadores do programa “Fome Zero”, um dos mais importantes do primeiro governo de Lula. “Tínhamos dois candidatos fortes”, admite Martins.

O chefe da Casa Civil lembrou as boas relações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com José Sarney e destacou que, no caso de Minas, a aliança é especialmente estratégica. “O PT nacional viu a importância de Minas e do PMDB, partido que ofereceu o vice a Dilma (Rousseff, candidata petista à presidência)”, afirmou.

Outros argumentos a favor da intervenção seriam o fato de que a disputa mineira vai ser acirrada contra o candidato do tucano Aécio neves, Antônio Anastasia e também o desempenho de Costa no Ministério das Comunicações. “Foi muito importante para a governabilidade. É justo que essa pessoa que ajudou o presidente Lula agora tenha nosso apoio”.

Com intervenção ou sem intervenção nacional, o PT ainda tem esperanças de que Jader Barbalho esteja no palanque de Ana Júlia desde o primeiro turno.

(Diário Online)

Nenhum comentário: