domingo, 13 de junho de 2010

JOSEFINA PEDE À GOVERNADORA PROVIDÊNCIAS PARA A DESINTERDIÇÃO DO AEROPORTO DE MONTE ALEGRE

A deputada Josefina Carmo (PMDB) pediu à governadora Ana Júlia Carepa, hoje, através de ofício, que determine à Secretaria de Estado de Transportes (Setran) a execução de obras e serviços, em regime de urgência, que permitam a suspensão da interdição do aeroporto da cidade de Monte Alegre, no Oeste do Pará.

O aeródromo está interditado desde o início do mês de maio assado, depois que uma aeronave atropelou um cachorro, no dia 12 de abril. O seu fechamento temporário foi determinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No documento, Josefina lembrou à governadora que o aeródromo foi construído pelo Governo do Estado, em 2001, "e entregue, em plenas condições de operações aeroportuárias, à responsabilidade da administração municipal, em caráter temporário, até que o governo do Estado providenciasse junto à Anac as formalidades legais necessárias, o que efetivamente nunca aconteceu". Assim, lembrou a deputada do PMDB, o referido aeroporto continua sendo uma unidade de responsabilidade direta do Governo do Estado, através da Diretoria de Transportes Aeroviários da Secretaria de Estado de Transportes (Setran)".

Josefina relatou à governadora que o fechamento do aeroporto "tem causado problemas diversos e graves à população local, como o impedimento de resgate de pacientes graves por acidente ou doenças, a normalidade dos serviços postais e, de conseqüências desastrosas, o abastecimento das unidades bancárias locais".

Com o aeroporto fechado, pacientes deixam de ser resgatados para outros centros e as agência bancárias ficam sem receber dinheiro para suas operações. A cidade está sem dinheiro

Sem moeda circulando no mercado local, "todas as atividades econômicas ficam comprometidas, e até mesmo os beneficiários dos programas sociais dos governos federal e municipal, por simples indisponibilidade de dinheiro nas agências", relatou.

No ofício, Josefina pede à governadora do Pará que determine à Setran "a construção de uma nova cerca, mais reforçada e com base em alvenaria, e a fiscalização permanente", além de outras exigências contidas em Relatório de Inspeção Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil, sem as quais o interdito do aeródromo será mantido.

Josefina espera medidas imediatas da governadora, já que ela pretende ir à cidade no dia 19 de junho para entregar à Prefeitura máquinas e equipamentos para a manutenção de estradas vicinais.

Nenhum comentário: