quarta-feira, 2 de junho de 2010

Perfil do Deputado Domingos Juvenil

Eleito com mais de 30 mil votos para ocupar, pela terceira vez, um assento na Assembléia Legislativa do Pará, Domingos Juvenil Nunes de Sousa entra para a história política do Pará como o primeiro presidente eleito à unanimidade para chefiar, por mais dois anos - biênio 2009/2010 - o Parlamento Paraense.

Casado, três filhos e nascido na Vigia de Nazaré, Domingos Juvenil coleciona desde 1962, quando foi eleito vereador pelo MTR (Movimento Trabalhista Renovador) em sua terra natal, larga experiência política e administrativa, o que lhe confere o respeito, a confiança e a credibilidade da sociedade paraense.

Os desafios da política partidária tornaram Juvenil um seguidor da frase do filósofo Santo Agostinho, "cada dia com sua agonia", onde busca serenidade para construir uma carreira pública sólida e exitosa. Em 1974 é eleito deputado estadual pela extinta Arena. Em 1975 se torna prefeito de Altamira, já pelo então MDB, de onde nunca mais saiu em nome da fidelidade partidária de quem é defensor intransigente.

Três anos depois, Juvenil retorna para cumprir mais um mandato no Legislativo Estadual, para, na eleição de 1982, conquistar uma vaga na Câmara Federal. Permaneceu em Brasília como deputado federal até 1995, onde teve atuação destacada na elaboração da Constituição de 1988 e foi membro titular das principais comissões técnicas da Casa, dentre as quais, a de Orçamento, Minas, Energia e Transportes.

Na condição de deputado federal, Domingos Juvenil, em missão oficial, esteve na Venezuela, representando o Brasil e o Pará, na IV Assembléia do Parlamento Amazônico, realizada em Caracas. Em 1992, quando o Brasil iniciava as discussões sobre desenvolvimento sustentável, ele representou a Câmara dos Deputados, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a ECO-92, no Rio de Janeiro.

A vontade de continuar trabalhando mais de perto pela população paraense, fez Juvenil retornar ao Pará, disputar e vencer a eleição de 2000, para prefeito de Altamira, município da região sudoeste do Estado. Na Chefia do Governo Municipal trabalhou pelos mais carentes, garantindo educação, saúde, emprego, segurança e vida digna.

Esse trabalho foi ampliado em 2006 quando Domingos Juvenil decide retornar ao parlamento estadual e logo é conduzido à presidência da Casa com apoio expressivo dos demais deputados e, sobretudo dos servidores, que sempre viram na figura de Juvenil o homem público preocupado com as questões sociais, capaz de conduzir com responsabilidade e austeridade necessárias, as demandas da sociedade, sem discriminação partidária, racial, religiosa, social e cultural, com a crença de que sua missão é servir ao povo paraense.

Reconhecimento - No comando da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil, com graduação em engenharia civil e magistério, pela Universidade Federal do Pará, foi alvo de homenagens pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Em 2009, é distinguido com a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco pelo transcurso do aniversário de Belém, a comenda é a maior honraria concedida pela Prefeitura de Belém.

No ano anterior, Juvenil tem o reconhecimento de sua administração à frente do parlamento estadual ao receber a medalha alusiva aos 25 anos da Asalp (Associação dos Servidores da Assembléia Legislativa).

Ainda em 2008, o deputado recebe das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comenda em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição Federal, por sua relevante atuação como deputado Constituinte. Neste ano ele é agraciado em Manaus (AM) e em Boa Vista (RR) com a medalha de Ordem do Mérito Legislativo.

O Ministério Público de Contas também homenageia o deputado Domingos Juvenil ao entregá-lo a Medalha de Mérito Institucional. Já em 2007, em Belo Horizonte (MG), ele é o primeiro presidente do Poder Legislativo a receber a comenda Ordem do Mérito Legislativo.

Domingos Juvenil conquista, em 2008, a presidência do Conselho Consultivo da União Nacional dos legislativos Estaduais e do Parlamaz (Parlamento Amazônico), missões que irá desempenhar até 2010

2 comentários:

Unknown disse...

ESSE EO MELHOR HOMEM PARA CONDUZIR NOSSO ESTADO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NOSSO FUTURO GOVERNADOR DOMIGOS JUVENIL 15

Voto PMDB 15 disse...

Vamos trabalhar para isso.